1 de julho de 2015

“Entre heranças e emancipações: desafios do rural”

VI Congresso de Estudos Rurais

Quando:
16, 17 e 18 de Julho de 2015


Onde:
ICS | Universidade de Lisboa

Nas últimas décadas, numerosas pesquisas têm demonstrado como dinâmicas com distintas origens estão a transformar territórios e comunidades rurais. As interpretações que apresentavam um rural imóvel, estagnado, passivo e atrasado foram, em grande parte, ultrapassadas.
Reconhece-se que as mudanças ocorrem com diferentes ritmos e intensidades, revelando impactos sociais, ecológicos, económicos e territoriais diversificados. Constata-se que as propostas e iniciativas inovadoras surgem, indelevelmente, vinculadas às heranças materiais e imateriais que atravessam o rural. Depreende-se que algumas dinâmicas sociais, culturais e políticas podem apresentar-se como respostas, mais ou menos estruturadas, à actual crise económico-financeira.
Estes processos parecem estar a motivar um renovado interesse pelo rural. Torna-se, assim, oportuno avaliar como as interconexões de mudanças e heranças – plasmadas em debates, discursos e projectos actuais – podem, ou não, significar novas formas de emancipação social. Numa época de intensificação da globalização, os múltiplos desafios que convocam comunidades e territórios rurais não respeitam fronteiras locais ou nacionais, exigindo, necessariamente, análises que permitam esclarecer as múltiplas implicações de cada problemática.

O VI CER visa fomentar reflexões e práticas pluridisciplinares, contribuindo para compreender como tendências e conflitos que se cruzam no rural, e nas relações urbano-rural, podem promover um desenvolvimento sustentável.

Áreas temáticas:

  • Tema 1. Sistemas agro-alimentares e florestais: entre produtos locais, intensificação sustentável e escassez de recursos
  • Tema 2. Desenvolvimento rural e turismo: das procuras às ofertas inovadoras
  • Tema 3. Interesses públicos e iniciativas privadas: atores, propostas e experiências
  • Tema 4. Reconfigurações rural-urbano: mobilidades, mercados, cooperações e competitividades
  • Tema 5. Consumos do rural: práticas, saberes e memórias
  • Tema 6. Passado, presente e futuro das alterações climáticas: adaptações e riscos
  • Tema 7. Dinâmicas sociais e planeamento: metodologias de análise e apoio à decisão

Ver mais:
http://cer2015.sper.pt

Sem comentários: