22 de junho de 2015

Fórum BEYOND 2020

FORUM BEYOND 2020 • Construir cidades humanas e inteligentes

Quando:
22, 23 e 24 de Junho 2015

Onde:
Lisboa - LISPÓLIS – Associação para o Pólo Tecnológico de Lisboa

Este evento vai trazer à capital portuguesa um grupo de pensadores, activistas, governantes, empreendedores e gestores de excepção nas respectivas áreas de trabalho, públicas e privadas.

Move-os a visão de contribuir para que as cidades se tornem cada vez mais inteligentes e humanas – em que o foco dos ecossistemas de inovação urbana visam garantir que a tecnologia funciona como ferramenta de apoio e de suporte aos cidadãos.

"No actual contexto de mobilidade, de investimento, de inovação e de empreendedorismo, em que as cidades funcionam como 'seres vivos', dotados de sua própria energia e com uma inteligência que lhes permite reinventarem-se ano após ano, queremos destacar e reforçar o papel do ser humano como o núcleo da transformação da cidade e melhorar a sua intervenção neste novo estágio de evolução do nosso planeta", explica a comissão organizadora.

Neste contexto, exige-se o envolvimento e a participação activa da administração pública central e local e de todas as partes interessadas nas diferentes áreas de intervenção e de vivência das cidades, em especial das cidades que se querem Inteligentes e Humanas.

As políticas públicas, a agenda urbana, a gestão das cidades e o envolvimento dos cidadãos são as áreas de trabalho do primeiro dia do BEYOND 2020, a 22 de Junho.

No dia 23 de Junho, o destaque vai para os temas da inovação e do empreendedorismo no planeamento e desenvolvimento regional e local. A app "Mapa do Cidadão", que visa facilitar a vida ao cidadão através da indicação da localização dos serviços públicos mais próximos (ou em qualquer ponto do país), vai ser um dos temas a abordar.
Seguem-se os vários módulos do projeto BIG Smart Cities.

Arquitectura e urbanismo, tecnologia e economia, e criatividade e aprendizagem são os temas dos três primeiros painéis do dia 24. A ideia é ir mais além da necessidade de pensar a edificação e gestão dos tecidos urbanos. Há que construir e vivenciar a concretização dos novos paradigmas de intervenção nas cidades. Os últimos temas correspondem à apresentação do Projeto www.My-Neighbourhood.eu em Lisboa, em curso na Mouraria e em Marvila, e da rede de Human Smart Cities espalhada pelo globo.

Ver mais:
http://www.arquitectos.pt/?no=2020495614,153

Sem comentários: